Social media

Instagram: Mais Um Dia

Decidi cursar jornalismo pela sede por informação, tenho muita criatividade e quando tenho ideais costumo anotar no papel para logo em seguida colocar a mão na massa. 

Estou no projeto de extensão PIBEX/UFT sobre saúde mental dos universitários, onde gerencio e produzo o conteúdo da rede social. Utilizo o Canva para os desing e o material busco em artigos.

Material Gráfico - "Mentir Afeta Sua Saúde Mental"

🤥QUANDO A MENTIRA SE TORNA UM TRANSTORNO 🤥 🌱Mentir compulsivamente pode ser um sintoma de alguns transtornos de personalidade. 🌱Essa atitude pode ser um problema quando ganha a forma de uma compulsão – algo incontrolável que acaba trazendo prejuízos para a pessoa, podendo indicar até mesmo transtornos de personalidade. 🌱Por vezes, essa mentira compulsiva pode indicar o diagnóstico de mitomania, uma patologia mental que precisa de tratamento especializado. 🌱A psiquiatra da Holiste, Fabiana Nery, explica que a mentira passa por questões de convenção social, e muitas vezes não é levada a sério. 🌱É fundamental que seja feita uma avaliação por um psiquiatra ou psicólogo para um tratamento adequado.

Matéria gráfico - "Saúde emocional"

🌱Uma boa saúde mental significa lidar com as emoções positivas e negativas. 🌱Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social saudável. 🌱Ninguém é perfeito o tempo todo. Busque manter-se saudável e funcional, não estabeleça padrões inatingíveis. 🌱Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada também à qualidade da interação individual e coletiva.

Matéria gráfico - "Maternidade não é um instinto"

O dia das mães está chegando e não podemos falar só das flores, nem reforçar a ideia de que a maternidade é um instinto. 🌱 A chegada de uma criança nem sempre é um momento fácil para a mãe. Existem diferentes situações, vivências e emoções poderosas nessa equação. 🌱 Quando o bebê chega há uma mudança radical no ritmo de vida, hábitos, finanças e estado de humor da nova mãe, podendo causar ansiedade, preocupação e medo. 🌱 Sabemos que a maternidade não acontece apenas através do parto, mas existem algumas dificuldades muito específicas vividas pelas mães após este gigantesco evento biológico, como por exemplo o "baby blues" e a "depressão pós-parto". 🌱 No pós-parto existem muitos sentimentos e emoções, nem todos são positivos. É preciso observar o que é alteração de humor normal e o que é patológico. 🌱 Nenhuma mãe deve se sentir obrigada à felicidade. Às vezes é muito difícil mesmo e não tem problema dizer isso. 🌱 Sofrer com a maternidade não é sinal de fraqueza, não quer dizer que uma mãe é ruim ou inferior. É importante reconhecer os sinais de risco e buscar ajuda de profissional capacitado se necessário.

Matéria gráfico - "Maneiras fáceis de melhorar o dia de alguém"

Psicologicamente, empatia é a capacidade de sentir o que uma outra pessoa sente e se imaginar na mesma situação vivenciada por ela. É muito saudável tentar experimentar, de forma objetiva e racional, o que sente o outro passa, para compreender os sentimentos e emoções em uma diferente perspectiva. Empatia traz conexão enquanto a simpatia isolada pode desenvolver desconexão. As quatro principais características da empatia são: 🌱 Buscar outra perspectiva; 🌱 Não julgar; 🌱 Reconhecer as emoções em outras pessoas; 🌱 Conseguir passar a informação, comunicar-se. A empatia é uma escolha vulnerável e generosa já que, para se conectar com o que o outro sente, é preciso também se conectar os próprios sentimentos.

Matéria gráfico - "Dicas para uma relação saudável com o seu corpo"

O estigma do peso é a rejeição ou a desvalorização de pessoas em razão do corpo que elas têm. Normas sociais sobre o peso e corpo são quase sempre fundadas em preocupações estéticas, não em saúde! Um corpo lindo é um corpo saudável. Tentar se encaixar em um padrão estético ocasiona sérios problemas para a saúde mental: 🌱baixa autoestima 🌱depressão e ansiedade 🌱menos autocuidado 🌱distúrbios alimentares 🌱disforia de imagem Faça as pazes com a sua aparência e busque ajuda de profissionais de saúde.

Follow Me